Translate

30 de março de 2013

Especial: Tradição e Cultura do Hanami


Yo minna-san! Daijobou? Então Feliz Páscoa a todos! Bom como vocês já sabem isso é um blog otaku, mesmo eu postando apenas animes/mangás e as resenhas do Naruto. Todo Otaku gosta de saber sobre a cultura japonesa, a grande maioria sabe várias coisas, mas alguns leigos ainda não conhecem todas e cabe a  mim (não cabe tanto assim mas eu quero essa responsabilidade) explicar algumas tradições e culturas. Como amanhã é Páscoa e todos vão estar trocando presentes (ou melhor ovos de chocolate) eu me perguntava, o que os japoneses fazem na Páscoa? Depois de pesquisar eu descobri, e agora vou contar a vocês. Ok vamos começar?


Primeiro os japoneses NÃO comemoram a páscoa. o.O' Sim minna! Eles não comemoram a Páscoa, e o motivo é simples, lá a Páscoa não pegou. Isso porque a verdadeira origem da Páscoa é cristã, e as duas religiões principais no Japão é o Budismo e o Xintoísmo então as datas comemorativas lá são referentes a essas duas religiões, como nós aqui a grande maioria é cristã, as feriados também são. (Natal, Páscoa, Dias das Crianças, Dia dos Namorados, Carnaval... Isso é tudo festa cristã, quer dizer o Carnaval é uma festa pagã, mas quem criou foi os cristãos) e também porque os japoneses não precisam de um dia para dar presentes, tudo é motivo para presentear alguém. Então não tem porque dar chocolates em um dia, sem falar que lá tem dois dias para fazer isso (eu explico em um próximo post). Pois é o único lugar que comemora a Pascoa é a Walt Disney Japonesa. (é porque ela na verdade é dos americanos) Bom... O que o Hanami tem haver com isso? É que na mesma samana, da nossa semana santa (que é a semana antes da Páscoa) eles comemoram o Hanami (que na tradução livre significa apreciar as flores) onde todos vão para os parques admirar as cerejeiras que só dão flores uma vez ao ano, durante a primavera. Então não tem porque dar chocolates quando todos vão ver as flores. 

A origem do Hanami começou na era Nara, onde as pessoas admiravam muito a flor Ume (flor de ameixeira) mas depois na era Heian a flor Sakura (a famosa flor de cerejeira) começou a chamar mais atenção então Hanami se tornou sinônimo de Sakura. Hoje em dia isso é uma tradição que todos os japoneses comemoram, quando as Sakuras florescem o Hanami começa, o Hanami no japão começa com a fim das férias e então muitas vezes é uma festa de boas vindas a todos. Em vários lugares como o famoso Parque Ueno é comemorado o Yozakura (literalmente sakura noturna) onde lanternas de papel são colocadas em todo o parque para essa comemoração. Não é sempre que a Páscoa vem junto que o Hanami, porque a Páscoa muda de mês/dia todo os anos e as flores de cerejeiras normalmente começam a florescer durante o final de março e o começo de abril. 

A tradição Japonesa não é só o Hanami, há várias que com o tempo eu vou falando aqui no blog, primeiro porque é a parte do Japão que eu mais gosto, no Brasil nós não temos tanto amor a nossas origens e tradições, e lá mesmo sendo um dos paises mais avançados eles continuam a comemorar festas que já tem milênios. Eu respeito muito isso e é divertido saber mais sobre o povo que criou os mangás e animes que amamos tanto não? Bom minna é isso, achei que um especial sobre tradição japonesa seria legal. *-*

KISSUS SUGES! E Feliz Páscoa minna! <3

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se vai comentar lembre-se; Que seu cometário tenha algo a ver com o tema do post, mesmo sendo critica (boa ou ruim). E claro digite algo legivel e sem nenhuma forma de xingamento. É só isso obrigado ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...